21 de janeiro de 2011

POSSÍVEL ALTERAÇÃO NO CÓDIGO FLORESTAL PODE TER GRAVES CONSEQUÊNCIAS

    Um texto em tramitação no congresso, tem por objetivo liberar áreas de preservação permanente- encostas (APPs), para a construção de habitações.
    A proposta é de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB), esta já foi aprovada e será votada em março pelo plenário da Câmara, caso seja aprovada vai para o Senado, onde entrará em vigor ou poderá ser vetada pela presidenta Dilma.
    Com o código Florestal modificado, prevê- se também que a faixa de preservação ambiental nas margens de rios se reduzirá, estopim para que regiões alagadas seja legalizada, colocando em perigo a vida de milhares de pessoas que constroem suas casas nessas áreas.
    A proposta é totalmente controversa com o Código atual, que proíbe a construção de habitações em áreas de encostas a partir de 45 graus de inclinação, em todo morro e 30 metros a partir das margens dos rios, cujo objetivo é preservar a vegetação natural, para que não haja a incidência de deslizamentos.
    O geógrafo e consultor ambiental, Márcio Ackerman, descorda da proposta, pois, ele afirma que, mesmo que a ocupação irregular ocorra, a atual lei em vigor impõe limites, facilitando a desocupação sem a desapropriação de terras.
    A possível alteração do código florestal deixou o secretário do ambiente do estado do Rio, Carlos Minc, indignado, ele assegura que a “irresponsabilidade dessa proposta” pode trazer conseqüências graves com a tragédia na região serrana do Rio e de Santa Catarina. O PSOL, de Plínio de Arruda também se posiciona contra a mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira diz que o autor do blog é responsável pelo conteúdo aqui publicado, inclusive quanto a comentários; portanto, a equipe F5Brasil se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. O anônimato será reprimido, comentários caluniosos, ofensivos, que envolvam falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa NÃO SERÃO ACEITOS! Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, assim como os famosos "SPANS". Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós e para que possamos nos manter na integridade de poder reclamar sobre assuntos que nos interessam, para que possamos exercer nossos direitos.

Direção-geral da equipe F5Brasil, OBRIGADO POR PARTICIPAR!
Deixe o seu comentário logo abaixo!